Notícias e publicações

Novidades, fotos e informações recentes

CERPRO no Combate a dengue

O QUE É DENGUE?

Dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves, como hemorragia, choque e, às vezes, óbito.

É uma doença de notificação compulsória, mas sua forma grave é de notificação IMEDIATA.

A forma clínica clássica caracteriza-se pelos seguintes sintomas:

  • febre alta com duração de 2 a 7 dias;
  • dor de cabeça;
  • dor no corpo e nas juntas;
  • dor atrás dos olhos;
  • manchas vermelhas pelo corpo.

Quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento ao surgimento dos sintomas a seguir e procurar imediatamente um médico:

  • dores fortes e contínuas na barriga;
  • vômitos persistentes;
  • sangramento por nariz, boca e gengivas;
  • sede excessiva e boca seca.

O Mosquito:

COMO ELE SE COMPORTA? COMO ATACA?

O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, embora nas horas quentes possa atacar à sombra, dentro ou fora de casa.

O Aedes aegypti caracteriza-se por apresentar comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrá-lo em áreas silvestres. Em média, o mosquito vive em torno de 30 dias, e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. A fêmea, apesar de copular somente uma vez, tem capacidade de desovar várias vezes durante sua vida. Essas desovas estão condicionadas à ingestão de sangue e ocorrem após 2 ou 3 dias, por isso necessita alimentar-se periodicamente. É durante essa alimentação que, se ela estiver infectada, pode transmitir o vírus da dengue ou se contaminar com o vírus, caso se alimente de uma pessoa que esteja com dengue. Uma vez infectada com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença.

Os ovos não são postos diretamente na água parada, mas milímetros acima de sua superfície. Assim, em recipientes com água, como tambores, tonéis, pratos de vasos de planta, garrafas, latas etc., qualquer movimento na superfície provoca o rompimento dos ovos em aproximadamente 30 minutos. O ciclo do mosquito na água varia de 5 a 7 dias dependendo da temperatura. As larvas passam por quatro fases até a pupa, período de descanso do qual a larva sai adulta, ou seja, mosquito.

MODO DE TRANSMISSÃO

A fêmea do mosquito pica o indivíduo infectado, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após ingerir sangue infectado, o inseto fêmea mantém-no em período de incubação. Depois desse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus durante toda a sua vida.

QUAL O AMBIENTE IDEAL?

Os mosquitos Aedes aegypti ficam dentro das casas ou no peridomicílio. Geralmente procuram locais sombreados e com pouco vento para repousar. O macho alimenta-se de néctar de flores e frutos e a fêmea, além dessa alimentação, necessita de sangue para maturar os ovos. Consideram-se mais favorável para o desenvolvimento das larvas temperaturas da água entre 25ºC a 30ºC, o que não o impede, embora com atividade diminuída, de se desenvolver em temperaturas acima ou abaixo desse limite.

Muitas cidades brasileiras possuem condições propícias ao desenvolvimento do Aedes aegypti. Temperatura e umidade são primordiais para o seu desenvolvimento e, principalmente, para manter os ovos férteis mesmo fora d’água. Além de densamente povoadas, as cidades apresentam índices de umidade relativa do ar elevados e temperaturas entre 25ºC e 30ºC, condições ideais para a multiplicação do vetor.

MITOS E ERROS SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE

1 – AR-CONDICIONADO E VENTILADORES MATAM O MOSQUITO – MENTIRA!

Quando se usa o ar-condicionado, a temperatura e a umidade baixam, inibindo o mosquito. Este tem mais dificuldade para localizar a possível vítima de sua picada. Apesar disso, não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito, que poderá voltar em outro momento, quando estiverem desligados.

2 – PARA MATAR OS OVOS DO MOSQUITO, BASTA SECAR OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARADA – MENTIRA!

Apenas secar os reservatórios de água parada não irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar esfregando com uma bucha o local contaminado, pois o ovo pode se manter “vivo” por mais de um ano sem água.

3 – REPELENTES SÃO FUNDAMENTAIS NO COMBATE À DENGUE – MENTIRA!

Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito permanente no controle do Aedes aegypti. Medidas mais duradouras, como a eliminação de recipientes onde o mosquito possa reproduzir-se tem um impacto muito maior no controle da dengue.

4 – TOMAR VITAMINA B AFASTA O MOSQUITO – MENTIRA!

Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de Vitamina B – alho ou cebola também, que têm cheiro eliminado pela pele – não é uma medida eficaz de combate à dengue.

Tomar Vitamina B poderá afastar o mosquito, mas seu efeito não será duradouro, e, dependendo do metabolismo de cada pessoa, poderá, inclusive, até não fazer efeito algum.

5 – QUALQUER PICADA DO MOSQUITO TRANSMITE O VÍRUS DA DOENÇA – MENTIRA!

Primeiramente, é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20% e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença, ou seja, sem apresentar sintomas. Ainda assim, é importante, em caso de dúvida ou qualquer suspeita, procurar o posto de saúde mais próximo.

6 – BORRA DE CAFÉ NA ÁGUA DAS PLANTAS MATA OS OVOS DO MOSQUITO – MENTIRA!

A borra de café somente é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, pois já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti desenvolve-se em água suja de borra de café. Em vez de usar a borra, procure eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas, de maneira a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso, sim, é eficaz contra a dengue.

7 – AS LARVAS DO MOSQUITO SÓ SE DESENVOLVEM EM ÁGUA LIMPA – MENTIRA!

Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, independentemente de limpa ou suja.

Prevenção:

Veja que, com medidas simples, você pode combater a dengue:

  • não deixe água acumulada sobre a laje;
  • jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc;
  • guardar garrafas, para retorno ou reciclagem, emborcadas e em local em que não acumulem água;
  • colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;
  • não jogar lixo em terrenos baldios;
  • manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;
  • manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito;
  • manter bem tampados tonéis e barris d’água;
  • encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente;
  • lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
  • remover folhas e galhos e tudo o que possa impedir a passagem da água pelas calhas;
  • se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana;
  • lavar semanalmente, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios utilizados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

Sintomas:

Fique alerta aos sintomas da dengue:

  • febre alta;
  • dor de cabeça;
  • dor atrás dos olhos;
  • dor no corpo e nas juntas;
  • manchas vermelhas no corpo.

Procure imediatamente uma unidade de saúde. Você pode estar com dengue.

Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas abaixo:

  • dores abdominais;
  • vômitos;
  • qualquer tipo de sangramento.

Retorne imediatamente à unidade de saúde. A dengue pode estar evoluindo para a forma grave.

Não perca tempo, a forma grave da dengue pode matar!

Tratamentos

Ao serem observados os primeiros sintomas da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. A reidratação oral com soro caseiro, água ou sucos pode ser feita antes mesmo da consulta médica.

Após a consulta, alguns cuidados devem ser observados, como:

  • manter-se em repouso;
  • continuar bebendo muito líquido;
  • usar somente os medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.

Atenção!

Em caso de suspeita de dengue, sempre procurar, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

Publicado em 19/04/2012

Voltar a listagem